O jornal O Globo em sua edição eletrônica publica que um Estudo, não definitivo, que revela que a ingestão de café de forma frequente pode evitar o aparecimento da doença de Parkinson. Ele não diz que cura, nem diz que retrocede, mas pode evitar o seu aparecimento.
“Pesquisas anteriores indicam que a forma como a cafeína mantém o fluxo de dopamina no cérebro pode ser a razão para esses efeitos. O Parkinson é caracterizado por uma redução da dopamina no cérebro, devido à perda de células nervosas na chamada substância negra”, diz a reportagem e comenta: “Como esse é um estudo observacional, não é possível comprovar a relação de causa e efeito. No entanto, parece haver algo na cafeína e seus ingredientes que protege o cérebro das pessoas. ”
Este estudo traz novas esperanças na cura do Parkinson, mas são as atividades de fisioterapia, fonoaudiologia e outras atividades complementares são as que hoje podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com Parkinson. Mas são as pessoas com Parkinson que podem ajudar a ciência e descobrir sua cura.
Veja a matéria completa neste link
https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/05/26/cafe-pode-ajudar-a-proteger-contra-o-parkinson-afirma-novo-estudo.ghtml