Por iniciativa do vereador Carlos Teixeira Filho (Cacá) e aprovação da maioria dos vereadores, foi instituído, em Santos, o mês de abril como o mês da Conscientização da Doença de Parkinson – Tulipa Vermelha.
Esta iniciativa está alinhada a outras iniciativas similares no País e no mundo como é o caso da Câmara de Deputados que também aprovou a Tulipa Vermelha a nível nacional e do dia 11 de abril, dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson.
Esta proposta reforça o trabalho desenvolvido pelo Grupo Lótus de chamar a atenção de toda a sociedade para a necessidade de se realizar diagnósticos precoces para identificar possíveis sintomas da Doença de Parkinson.
O mês da Tulipa Vermelha permitirá a articulação entre médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, arte terapeutas, fonoaudiólogos entre outros profissionais e instituições para, juntos, alertarem toda a população sobre esta doença que não tem cura, mas pode ser cuidada para garantir uma melhor qualidade de vida de quem a possui, se forem feitos os diagnósticos corretos e os tratamentos e terapias adequadas.
Como sempre divulgamos em nossas publicações, a Doença de Parkinson, que é identificada majoritariamente entre pessoas a partir dos 65 anos, tem crescido mundialmente, no Brasil e na Baixada Santista e tem afetado também parcelas mais jovens da população. Considerando que no Brasil 3% das pessoas, acima de 65 anos possuem esta doença, estima-se que em Santos existem aproximadamente 1.800 casos da doença de Parkinson.
Portanto alertar para os sintomas e a necessidade de se fazer um diagnóstico precoce, pode ajudar muitas pessoas que adquiram esta doença a terem uma vida melhor se receberem os cuidados adequados. O grupo Lótus vai se preparar para que em abril possamos fazer um mês de grande divulgação e participação cidadã sobre esta doença.